Fale Conosco: ramais | Mande um e-mail para UNILINS mensagem
você está em
Email FPTEIntranetÁrea Restrita
14 3533 3200
Ainda não sou aluno

 Selo Instituição Socialmente Responsável
Destaque
Aumentar tamanho da fonte Diminuir tamanho da fonte Versão para Impressão
Universidade dos que não estudam
É uma pena, porque sem fiscalização, nem o Estado e nem a família conseguem saber se gastaram bem ou mal o seu dinheiro.
08/02/2007
Gazeta Mercantil
Imagem:
 
A cena já é banal. Em fevereiro, nas esquinas perto das faculdades, jovens bem-nascidos, pintados como índios de antigamente, brincam de mendigos. Pedem uma moeda, jurando que são "bichos", a gíria para quem acaba de entrar na universidade. É humilhação consentida, sem efeitos colaterais. Um motorista atendeu a uma destas jovens, bem vestida e toda suja de tinta, com uma pergunta: "Você entrou em que faculdade", seguido da resposta: "Veterinária na...", notória instituição de terceira linha. Insistente o motorista retrucou: "Você precisava ter estudado mais". Recebeu resposta imediata: "Meu pai também disse isso, mas eu não gosto de estudar". Esse é um ponto importante. A jovem, com dentes perfeitos, tão bem tratados quanto seus cabelos, acumulou ao longo de pelo menos treze anos custo fixo de cerca de mil dólares/mês no orçamento familiar. Uma mínima parte disto pode ser descontado no IR anual (menos de 5% do custo real), que é a contribuição do Estado para a educação das camadas médias. Como esse é o preço, poucos chegam no alto da pirâmide escolar. O Censo da Educação Superior do ano passado registrou cerca de quatro milhões de estudantes, menos de 8% da população na faixa etária entre 18 e 24 anos. É muito pouco: 80% menos que o Chile ou Argentina, oito vezes menos que a Coréia do Sul. Já a jovem caloura, foi bastante honesta para confessar o que não quer: estudar. É fato que a competitividade da economia brasileira exige muito mais gente bem formada do que temos. Se do ponto de vista quantitativo faltam estudantes, do qualitativo, a realidade está na resposta da moça, a falsa mendiga. E os macro resultados educacionais do País indicam que ela não é caso isolado. Por exemplo, já se sabe que os resultados finais do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2005 (Saeb), que devem ser divulgados hoje, revelam que a média de acertos dos alunos do último ano do ensino médio foi quatro pontos menor que a de 2004. O Saeb abrange a rede pública e a privada. Maus resultados não estão restritos aos cursos menos procurados. Vale notar, por exemplo, o que ocorre com o s alunos de Medicina, uma das notas de corte mais alta nos vestibulares. A prova aplicada a 1.003 formandos, pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, mostrou que 38% dos jovens médicos foram reprovados por não responder a 72 das 120 questões do exame, resultado 18% pior que o de 2005. Algo de errado acontece, portanto, com os investimentos em educação, seja o do Estado, seja o das famílias. A relação custo-benefício destes aportes está longe do mínimo desejável. A cobrança de resultados reais no processo educacional está muito fragilizada. Ao que parece, basta se declarar estudante, para que todos os pecados, inclusive o da preguiça, sejam perdoados. Apesar desse fato, verificar os resultados reais da passagem pelo sistema educacional, com provas, não aparece em nenhum dos projetos de reforma universitária em gestação. É uma pena, porque sem essa fiscalização, nem o Estado, nem o pai da falsa mendiga conseguem saber se gastaram bem ou mal o seu dinheiro. Gazeta Mercantil - Leonardo Trevisan - Editorialista da Gazeta Mercantil E-mail: ltrevisan@gazetamercantil.com.br
© UNILINS - Centro Universitário de Lins • Av. Nicolau Zarvos, 1925 - Jardim Aeroporto - CEP 16401 371 - unilins@unilins.edu.br - 14 3533 3200 - Lins/SP