|
Cidadania requer equacionamento das
questões de gênero
"" Data da Notícia: 27/06/2003 Direitos iguais não bastam. Para garantir a cidadania é necessário entender
que homens e mulheres precisam de diferentes abordagens de gênero. É
diferenciando, portanto, que se valoriza. Por mais que a sociedade concorde
que o século passado foi de grandes conquistas para as mulheres, as
desigualdades ainda são desconfortáveis; por mais que se negue o racismo,
há um impacto negativo na questão da auto-estima e, conseqüentemente, na
aprendizagem.
Para Denise Carreira, coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à
Educação, o grande desafio é construir uma escola menos discriminatória -
"onde se possa quebrar o velho padrão que estimula a liderança nos meninos
e a obediência nas meninas".
A educação, diz ela, é responsável pela dificuldade das mulheres em exercer
a liderança na idade adulta. Educação discriminatória reforça os papéis
sexuais e, muitas vezes, dificulta o desenvolvimento de relações positivas,
segundo Denise.
"Em lugar disso, precisamos de uma educação que valorize a diferença e que
permita que crianças e adolescentes desenvolvam múltiplas competências,
ultrapassando os limites do papel sexual e os limites que a discriminação
impõe." eixo fundamental desse processo de transformação é a educação, que
começa pelo desafio de gênero. "Educação de melhor qualidade passa pela
valorização das professoras que se concentram em sua maioria no ensino
básico, fundamental e médio", propõe Denise.
As mudanças, porém, ganhariam mais força se articuladas com políticas
públicas associadas a assistência social, saúde, geração de emprego. Embora
sejam maioria (51,3%) entre a população com mais de 5 anos, permaneçam mais
tempo na escola (96,7%) que os meninos (96,3%) e estejam à frente quando se
compara anos de estudo (23,2% contra 20,1%), essa vantagem não significa
mais rendimento. Mulheres ultrapassam os 80% entre os profissionais do
ensino fundamental.
Mas não chegam a 30% entre os docentes nas universidades, onde os salários
são maiores. Quando a questão de gênero cruza com a questão de raça, as
meninas negras enfrentam também o preconceito nas escolas. O enfrentamento
do problema, na opinião de Denise Carreira, passa por referências positivas
a heróis negros, maior visibilidade à cultura afro-brasileira e valorização
da estética negra.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em média mulheres
brancas recebem 65% dos ganhos dos homens brancos. Homens negros ganham 50%
do que ganham homens brancos, enquanto mulheres negras recebem metade dos
rendimentos das mulheres brancas. A parte mais cruel, contudo, são os dados
do Censo que insistem em perpetuar essas iniqüidades: 45% do total de
crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos são pobres.
Crianças e adolescentes cujas mães não têm ou têm menos de um ano de
escolaridade são mais pobres (76%) que aquelas cujas mães têm 11 ou mais
anos de escola (11%). Entre as crianças e adolescentes portadoras de
deficiência, 50% possuem rendimento familiar per capita de meio salário
mínimo.
Pobreza no Brasil, não é só questão de gênero, mas também de raça e classe
social, na opinião de Nilza Iraci, coordenadora social do Geledés,
organização voltada para a eliminação do racismo e do sexismo na sociedade.
"Só com informação se reverte uma situação de desigualdade."
|
|
UNILINS - Centro Universitário de Lins © Copyright 2010 • Av. Nicolau Zarvos, 1925 - Jardim Aeroporto - CEP 16401 371 - Lins-SP Telefone (14) 3533-3200 • Cursos de Graduação: 0800 771 3200 • Outros Cursos: 0800 771 3090 |